segunda-feira, 20 de abril de 2009

O tema..


Porque é que adolescentes e jovens frequentam a escola? A resposta remete para uma crença generalizada: "para que preparem o futuro". O futuro é o tempo que parece legitimar a razão de ser do sistema de ensino, ao predicar-se que ele permite a "formação dos futuros homens do amanhã" (e já agora de mulheres).
A meta da escola é o futuro, bem como a sua intencionalidade formadora: de futuros cidadãos, pais de família, profissionais, líderes, dirigentes. Nesta perspectiva, os jovens seriam seres em trânsito, sem presente, adultos potenciais em futuro. O seu presente apareceria atrelado ao futuro porque "anda-se na escola para se ser alguém no futuro" ou "para aprender coisas úteis para o futuro".
As intenções de mudança tropeçam com resistências. Quer isto dizer que a escola prepara os jovens para o futuro, mas o futuro desenha-se com lacunas do passado: com escolas insuficientemente equipadas, programas controversos e desactualizados, pedagogias pouco inovadoras, professores desmotivados, alunos desinteressados, más condições de trabalho, baixas remunerações, falta de vocações, etc.

As perspectivas dos jovens para o futuro

Todos temos um tema específico. Achámos interessante falar sobre as perspectivas futuras dos jovens Portugueses e estrangeiros.
Não sabemos se acham ou não interessante, mas de facto, depois de muito pensar, chegámos à conclusão que este tema é importante para todos nós e conhecermos as nossas populações jovens, que são, sem dúvida, o futuro do nosso mundo.
Será que todos queremos um futuro para nós? Será que depende do país ou estado económico? Será que somos educados da mesma forma para um dia sermos alguém? Quais os factores que dependerão de tudo isto?

The prospects for the future of young

We all have a specific theme. We found interesting to talk about the future prospects of the young Portuguese and foreigners. We find it interesting or not, but in fact, after much thought, reached the conclusion that this issue is important to us and know our young people, who are undoubtedly the future of our world. Do all want a future for us? Does it depend on the country or economic status? Are we educated the same way to one day be someone? What factors will depend on all this? Hopefully help in developing this project, know our European colleagues and above all know the fear of which we treat